A elite do ténis mundial está de regresso aos antípodas para um verão australiano em cheio e já se contam as horas para o arranque de mais uma edição do Australian Open — o primeiro de quatro torneios Major que compõem a temporada de 2025. Sem obedecer à tradição e a repetir o que acontecer há um ano, Melbourne Park volta a abrir portas já a partir deste domingo e a Betclic vai voltar a acompanhar bem de perto tudo o que se vai passar naquele complexo, com uma série de palpites a ser lançada para cada jornada. São dois os nomes portugueses a competir nos singulares e um deles entra (ou regressa) em ação já na próxima madrugada.
Depois de uma temporada quase imaculada, Jannik Sinner quer prolongar o pico de forma e chega à Austrália com o estatuto de primeiro cabeça de série. O italiano vai tentar defender o título conquistado há um ano e o seu primeiro obstáculo é Nicolas Jarry. Logo a seguir, poderá medir forças com Taro Daniel ou Tristan Schoolkate, mas é numa fase mais adiantada que poderão despontar os principais obstáculos: Holger Rune, Alex de Minaur e Daniil Medvedev são os principais ‘tubarões’ com quem partilha as aspirações de acesso à final.
Ainda à procura de uma primeira presença na final em Melbourne, Alexander Zverev apresenta-se enquanto segundo mais cotado para esta quinzena e abre o percurso frente ao convidado Lucas Pouille, antes de um eventual frente a frente com Pedro Martinez ou Luciano Darderi. Casper Ruud e Grigor Dimitrov são outros nomes de peso da metade inferior, sem esquecer ainda o recordista da prova, Novak Djokovic, que venceu quatro das cinco últimas edições em que participou.
Na variante feminina, a nova número um mundial Aryna Sabalenka quer prolongar uma próspera entrada em 2025 que lhe valeu o título em Brisbane. A principal cabeça de série vai fazer parte de um duelo entre campeãs de Grand Slam com a norte-americana Sloane Stephens, e fica já a saber que Jessica Pegula, Coco Gauff e Zheng Qinwen são três das principais ameaças num caminho até a uma eventual terceira final consecutiva — a bielorrussa venceu as duas últimas edições do Australian Open.
Com uma reaproximação à liderança na mira, Iga Swiatek quer adicionar ao palmarés um dos dois torneios do Grand Slam que nunca conquistou — e nem sequer chegou à final — e vai inaugurar a quinzena com a vizinha checa Katerina Siniakova. A polaca quer melhorar as meias-finais atingidas há três anos e divide as aspirações da sua secção do quadro com fortes nomes, como Elena Rybakina, Jasmine Paolini, Emma Navarro e Daria Kasatkina.
Jaime Faria vs. Pavel Kotov
Aposta: Faria
@2,40
Depois de uma temporada para anotar aos registos, Jaime Faria não poderia ter pedido melhor arranque de 2025 e prepara-se para disputar o primeiro quadro principal em torneios do Grand Slam. O lisboeta brilhou na fase de qualificação ao anotar as necessárias três vitórias consecutivas e — com olhar já apontado ao top 100 — está com os níveis de motivação máximos para derrubar mais um obstáculo pelo caminho na expedição à Austrália.
Lucia Bronzetti vs. Victoria Azarenka
Aposta: Azarenka
@1,29
É um dos nomes em prova com melhor palmarés e pode orgulhar-se de já por duas vezes ter levantado o maior dos troféus em jogo no Australian Open. Victoria Azarenka enfrenta pela primeira vez esta adversária, mas conhece bem os cantos à casa para ter motivos para sorrir mais logo.
Thanasi Kokkinakis vs. Roman Safiullin
Aposta: Kokkinakis
@1,62
Nunca foi além da segunda eliminatória da prova e os alarmes soaram quando foi forçado a desistir em Adelaide, mas Thanasi Kokkinakis espera recuperar o fôlego a tempo do próximo compromisso. É uma das figuras da casa a adoçar a sessão da próxima segunda-feira e quer ter a lição bem estudada frente a um adversário a quem já venceu no circuito secundário.