OEIRAS – Era um encontro mais aliciante da segunda eliminatória do Indoor Oeiras Open devido ao estatuto dos protagonistas. Alexander Ritschard (121.º ATP, ex-99.º) superou Bernabe Zapata Miralles (273.º, antigo 37.º) por 7-6(2) e 6-4 para avançar para os quartos de final.
Segundo cabeça de série no Jamor, o suíço optou por não viajar até à Austrália para disputar a fase de qualificação do primeiro Grand Slam da temporada. Para já a demanda por pontos está a dar frutos depois de duas vitórias em dois embates.
O campeão do último Del Monte Lisboa Belém, torneio que garantiu ao helvético uma entrada inédita no top 100, salvou oito dos 10 break points criados pelo espanhol para se impor em 1h50.
Nos quartos de final, Ritschard vai ter pela frente o canadiano Liam Draxl, quinto pré-designado e 246.º da tabela ATP. Draxl prevaleceu num frente a frente épico e que será, certamente, um dos mais entusiasmantes da temporada em Portugal. Face ao italiano Samuel Vincent Ruggeri (274.º), o tenista de 23 anos contou com vários apoiantes nacionais fervorosos e salvou um match point para triunfar com os parciais de 3-6, 6-1 e 7-6(7) depois de uma longa batalha de 3h06.
O terceiro set teve de tudo um pouco, mas o mais marcante, além do ponto de encontro salvo, foram as cãibras de Ruggeri a partir do 5-4 que o impediram de correr. Não podendo receber assistência médica, o transalpino resistiu estoicamente e só não venceu porque Draxl encontrou um passing shot fabuloso para resgatar a ocasião solene, celebrada a condizer.
Nos restantes duelos, Daniel Rincon (276.º), Max Hans Rehberg (271.º), Rudolf Molleker (283.º) e Antoine Cornut-Chauvinc (609.º) também seguiram para a antepenúltima fase.
Rincon, carrasco de Gastão Elias e antigo número dois mundial de sub 18, passou mais tempo em court do que devia (teve dois match points no segundo parcial a servir para o embate), mas celebrou por 6-2, 6-7(5) e 7-5 contra o norte-americano Micah Braswell (463.º) após 3h01 de compromisso. O próximo adversário do espanhol é o ainda mais jovem (21 anos, 22 de Rincon) Rehberg, alemão que continua em grande e bateu o qualifier russo Ivan Gakhov (314.º) por 7-5 e 6-3.
O também germânico Rudolf Molleker derrotou o youtuber brasileiro Karue Sell (260.º) com duplo 6-4; Cornut-Chauvinc venceu o turco Ergi Kirkin (286.º) por 7-5 e 6-2.