Henrique Rocha chegou este domingo à Arábia Saudita para ser suplente do Next Gen ATP Finals, o torneio que reúne os oito melhores jogadores de sub 20 da temporada entre 18 e 22 de dezembro.
O tenista português de 20 anos terminou a Corrida a Jidá na 11.ª posição, a três lugares do apuramento direito, mas beneficiou da desistência de Coleman Wong para ganhar o estatuto de segundo alternate atrás de Martin Landaluce.
Arthur Fils, Alex Michelsen, Jakub Mensik, Shang Juncheng, Learner Tien, Luca Van Assche, Nishesh Basavareddy e João Fonseca são os oito jogadores apurados para o Next Gen ATP Finals. Se algum deles desistir até ao final da fase de grupos, Landaluce será o alternate chamado para ocupar a respetiva vaga, sendo necessária uma segunda desistência para Rocha se juntar ao elenco.
Em 2024, Henrique Rocha inaugurou o palmarés no circuito Challenger com uma vitória em Múrcia e ainda foi finalista em Bratislava. O jovem portuense também se destacou ao vencer pela primeira vez no quadro principal de um torneio ATP e ao assinar a primeira vitória de um português contra um top 10 na Taça Davis (surpreendeu Casper Ruud em Bekkestua, nos arredores de Oslo).