Nuno Borges e Jaime Faria sofreram ligeiras descidas na atualização do ranking ATP desta segunda-feira, que nas seis linhas seguintes da lista nacional verifica subidas, com destaques para Frederico Silva, Pedro Araújo e Duarte Vale.
Com a época já encerrada, Borges (36.º) e Faria (123.º) desceram, respetivamente, três e duas posições — movimentações que não retiram em nada a 2024 o estatuto de melhor época de sempre quer para o maiato, de 27 anos, quer para o lisboeta, de 21 anos.
Logo atrás, Henrique Rocha (171.º) subiu dois degraus e Gastão Elias (289.º) três, mas foi ainda fora do top 300 que a comitiva lusa mais se destacou.
Frederico Silva continua a recuperar posições no ranking ATP e esta segunda-feira subiu mais 26 lugares na sequência da segunda final de singulares jogada em Vale do Lobo (esta terminou como vice-campeão) para terminar a época às portas do top 300.
O caldense é seguido por Pedro Araújo, que juntou os pontos de mais umas meias-finais em Vale do Lobo aos da segunda ronda no Maia Open, que assinalou o regresso aos triunfos em quadros principais de torneios Challenger pela primeira vez em mais de dois anos, para ganhar mais 18 posições e chegar ao 415.º posto — cada vez mais próximo de entrar pela primeira vez no top 400 quando no início da éopoca estava fora do top 900.
A atualização desta segunda-feira também ficou marcada pela subida de 29 lugares por parte de Duarte Vale (488.º), que ao atingir as meias-finais de um ITF M25 em Austin, no Texas, assegurou o regresso ao top 500.