Henrique Rocha salva um match point e mantém sonho de Jidá vivo com primeira vitória na Maia

Eduardo Oliveira/FPT

MAIAHenrique Rocha precisava de vencer no regresso ao Maia Open para se manter na luta pelo apuramento para o Next Gen ATP Finals e ultrapassou o primeiro obstáculo depois de anular um match point contra Anton Matusevich para vencer por 2-6, 6-4 e 7-6(6).

Numa reedição do duelo da segunda ronda da edição transata, o jovem português de 20 anos conseguiu a desforra a muito custo ao recuperar de uma desvantagem de 3-5 no set decisivo.

Em 11.º na tabela que apura oito para o torneio onde se reúnem os melhores jovens de sub 20 do mundo e com apenas uma vaga por preencher, Rocha entrou em court ciente de que só um título no torneio que joga em casa serve para ficar com o oitavo e último lugar de apuramento.

Repescado como lucky loser, Matusevich aproveitou o excesso de erros cometidos pelo português durante o primeiro set (só venceu 33% dos pontos com o segundo serviço e foi quebrado por duas vezes com duplas faltas) para ameaçar uma repetição do triunfo de há um ano, quando acabou com o sonho de Rocha de ir a Melbourne jogar o primeiro torneio do Grand Slam como profissional.

Com uma margem de erro cada vez menos, o favorito do público — que aderiu de forma significativa ao encontro e desempenhou um papel fundamental para a recuperação — elevou a qualidade do serviço, reduziu os erros e começou a desenhar uma reviravolta carimbada in extremis depois de estar entre a espada e a parede.

A corrida de Henrique Rocha a Jidá é com o brasileiro João Fonseca (que ocupa o último lugar de apuramento e optou por não competir mais) e Coleman Wong, este com mais 14 pontos do que o português à entrada para uma semana em que ambos precisam de títulos (na Maia e em Yokkaichi, no Japão) para consumarem a ultrapassagem — nesse cenário o jovem luso ficará com a vaga porque o Maia Open oferece mais pontos ao campeão.

O próximo adversário na Maia dá pelo nome de Nicolas Alvarez Varona (382.º) e já soma três vitórias na prova, a primeira no arranque do qualifying, frente a João Dinis Silva, e a mais recente sobre Ivan Gakhov (308.º) já esta terça-feira, com os parciais de 6-3 e 7-5.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share