A primeira semana da quinzena em Vale do Lobo refletiu-se na atualização do ranking ATP desta segunda-feira e significou subidas consideráveis para Frederico Silva e Pedro Araújo, o campeão e o finalista do Vale do Lobo Open II.
A conquista do terceiro título da época valeu a Frederico Silva (336.º) uma subida de 48 lugares que o ajudou a reforçar o estatuto de número cinco nacional.
O caldense de 29 anos é seguido por Pedro Araújo, que após jogar a final mais importante da carreira (tinha dois títulos em ITF M15) subiu 35 degraus para alcançar o 433.º posto, cada vez mais perto de entrar pela primeira vez no top 400.
A atualização desta semana foi parca em subidas. No topo, Nuno Borges manteve o 33.º lugar e Jaime Faria o 121.º na semana em que foi forçado a desistir do Maia Open e a fechar o ano devido à lesão no pulso esquerdo que já o tinha afastado do Campeonato Nacional.
A semana em Vale do Lobo também foi positiva para Diogo Marques (864.º), que ganhou mais três pontos e entrou pela primeira vez no top 900.