VALE DO LOBO – Frederico Silva (384.º da hierarquia ATP) não teve problemas de maior para derrotar o compatriota Guilherme Valdoleiros (ainda sem ranking, vai passar a integrá-lo na primeira semana de dezembro fruto do sucesso na ronda inaugural) e venceu o duelo 100% nacional por 6-2 e 6-0 em 79 minutos.
O atual número cinco português nem sequer enfrentou um ponto de break em todo o encontro e venceu os derradeiros 11 jogos do embate depois de uma desvantagem inicial de 2-1.
Com este triunfo, o caldense de 29 anos tem agora sete vitórias seguidas na Vale do Lobo Tennis Academy (foi campeão na primeira semana da quinzena) e 11 no total se se contabilizar as quatro no Campeonato Nacional Absoluto. São, igualmente, 15 nos últimos 16 compromissos internacionais, sequência iniciada na Beloura em meados de outubro e na qual perdeu apenas numa meia-final em Monastir.
“Fiz um bom encontro. O Gui entrou bem, a servir bem. No início foi mais equilibrado, depois comecei a ler melhor o serviço dele, respondi bem e o jogo mudou. Obriguei-o a jogar mais pontos ao pôr mais pressão na resposta e isso também me deu à vontade para comandar o ponto. Foi o que fez a diferença e estou especialmente satisfeito por ter conseguido manter um bom nível o encontro todo. Ele dá poucos poucas borlas, obriga a jogar bem todos os pontos e por isso foi uma excelente vitória”, destacou no final, contente por ter passado pouco tempo em court.
Nos quartos de final, Frederico Silva (segundo pré-designado) vai medir forças com o romeno Stefan Palosi, sexto cabeça de série e 501.º da tabela masculina.
Palosi superou o espanhol Andres Fernandez Canovas (1411.º) por 6-1 e 6-3, vingando o desaire a semana passada na primeira ronda.
Daniel Batista (2046.º) ficou pela segunda eliminatória no terceiro Vale do Lobo Open, sem antes dar luta ao jogador mais cotado da competição. Gauthier Onclin (264.º) celebrou com os parciais de 6-1 e 6-4 em 89 minutos, lidando bem com o slice do português de 25 anos, wild card do torneio. Onclin é orientado pelo antigo top 40 Steve Darcis, dono de um enorme slice de esquerda, pelo que deverá ter rotinas para contrariar essa pancada.