Francisca Jorge (187.ª no ranking mundial) apurou-se pela segunda vez na carreira para os quartos de final de um WTA 125 ao eliminar uma das principais candidatas ao título em Colina, no Chile.
À procura de pontos que lhe permitam assegurar a presença no qualifying do Australian Open, a tenista portuguesa de 24 anos surpreendeu a brasileira Laura Pigossi (129.ª) em duas partidas, com os parciais de 7-5 e 7-5 carimbados em 1h53 a permitirem-lhe eliminar a sétima pré-designada.
Com esta vitória, Francisca Jorge igualou, em Colina, a prestação de abril no Oeiras Ladies Open, o torneio que assinalou a estreia na categoria WTA 125 (e no qual também fez história em pares ao arrecadar o título ao lado da irmã mais nova, Matilde Jorge).
As duas vitórias já assinadas em solo chileno garantiram à tenista de Guimarães a conquista de 25 pontos e a reentrada no top 180, ficando, para já, a dois degraus de igualar a melhor classificação da carreira. Segue-se uma das jogadoras mais cotadas da competição, a egípcia Mayar Sherif, atualmente na 100.ª posição depois de já ter sido 31.ª em janeiro de 2023.