Francisca Jorge voltou a rumar à América do Sul com o objetivo de assegurar a presença no qualifying do Australian Open e iniciou o derradeiro périplo rumo a Melbourne com uma vitória no WTA 125 de Colina, no Chile.
A número um nacional (está na 187.ª linha do ranking WTA) viajou do piso rápido do Funchal para a terra batida de Colina e entrou com uma vitória autoritária (6-1 e 6-4) no primeiro de três torneios da categoria ao vencer a espanhola Angela Fita Boluda (242.ª) num embate de 1h30.
Superado o primeiro desafio, a melhor tenista portuguesa da atualidade ficará à espera da vencedora do encontro entre a brasileira Laura Pigossi (129.ª), sétima cabeça de série, e a norte-americana Elizabeth Mandlik (249.ª) para conhecer a próxima adversária.
Há um ano, Francisca Jorge viajou pela primeira vez para a América do Sul e garantiu a estreia em torneios do Grand Slam graças a três semanas praticamente perfeitas: foi semifinalista no ITF W40 de Veracruz, no México, campeã no ITF W25 de Mogi das Cruzes, no Brasil, e finalista do ITF W60 de Vacaria, também no Brasil.
Quase 12 meses depois, o objetivo volta a ser o mesmo, mas em torneios de dimensão superior: os WTA 125 de Colina (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Florianópolis (Brasil), sempre em terra batida.