OEIRAS — Elizabet Hamaliy voltou a celebrar e apurou-se pela primeira vez na carreira para as meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, onde as três maiores candidatas — Francisca Jorge, Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk — também avançaram com facilidade para a penúltima fase.
Depois de dois encontros encurtados pelas desistências das adversárias, a luso-ucraniana de 24 anos levou a melhor sobre Teresa Franco Dias com os parciais de 6-2 e 6-3 para superar a prestação de 2023, quando foi travada nos quartos de final.
Dessa vez, a adversária foi Matilde Jorge. Um ano depois, a oponente será a mais velha das irmãs vimaranenses, Francisca Jorge, campeã das últimas sete edições e que esta quinta-feira voltou a confirmar o favoritismo com uma vitória por 6-0 e 6-0 sobre Amália Suciu.
Na metade inferior do quadro, Matilde Jorge (contra Matilde Novais) e Angelina Voloshchuk (frente a Gabriela Amorim) venceram os respetivos compromissos por 6-2 e 6-0 e agendaram encontro nas meias-finais.
A vimaranense procura a quinta presença da carreira na final de singulares e o primeiro título, a jovem de Alverca tenta chegar pela primeira vez à decisão do Campeonato Nacional.