Coco Gauff desfez-se dos fantasmas e surpreendeu a campeã em título Iga Swiatek para carimbar já esta terça-feira o apuramento para as meias-finais do WTA Finals, um resultado que também assegurou automaticamente a permanência de Aryna Sabalenka no topo do ranking mundial até ao final da temporada.
A norte-americana só tinha ganho um dos 12 embates anteriores com a polaca, mas resistiu a um autêntico festival de erros não forçados para vencer pelos parciais de 6-3 e 6-4 ao cabo de 1h49. Entre os 143 pontos disputados por Gauff e Swiatek, mais de metade (80) terminaram como erros não forçados: a norte-americana cometeu 33, a polaca chegou mesmo aos 47.
Entre as estatísticas destaca-se ainda o facto de Gauff ter concluído o embate com mais duplas faltas (11) do que winners (10), o que apesar de tudo não impediu o primeiro triunfo da jovem de 20 anos nesta rivalidade desde o WTA 1000 de Cincinnati de 2023.
Coco Gauff já tinha vencido Jessica Pegula em dois sets, pelo que com o triunfo desta terça-feira selou a passagem às meias-finais. Horas antes, a norte-americana foi eliminada por Barbora Krejcikova, que na quinta-feira discutirá a outra vaga de apuramento do Grupo Laranja com Swiatek… em embates diferentes.
Gauff terá Krejcikova como última adversária na fase de grupos e só caso a norte-americana vença esse embate é que Swiatek, com um triunfo sobre Pegula, segue para as meias-finais. Qualquer outro resultado afasta a campeã em título da fase a eliminar, sendo que a Gauff basta um set para concluir a fase de grupos na primeira posição.