OEIRAS — Matilde Jorge regressou ao Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto com uma declaração de intenções que atesta a melhor forma da carreira e selou a passagem aos quartos de final.
Segunda cabeça de série fruto do 335.º lugar no ranking WTA, que se traduz na melhor classificação da carreira, a segunda melhor tenista portuguesa da atualidade venceu a campeã nacional de sub 16, Teresa Poppe, por 6-0 e 6-0.
Matilde Jorge terminou o Campeonato Nacional Absoluto como finalista em 2019, 2021, 2022 e 2023, sempre com a irmã mais velha, Francisca Jorge, a sorrir por último do lado oposto da rede.
A missão para 2024 passa por quebrar a hegemonia que se prolonga há sete anos e o próximo passo rumo a esse objetivo terá de ser dado contra Matilde Novais, que na estreia superou Kika Lima (campeã nacional de sub 14) com os parciais de 6-0 e 6-3.
O outro encontro dos quartos de final da metade inferior do quadro será disputado entre Angelina Voloshchuk e Gabriela Amorim.
Voloshchuk é a terceira cabeça de série e justificou esse estatuto com um triunfo por 6-1 e 6-1 sobre Francisca Laúndes, a campeã nacional de sub 18 que no dia anterior tinha ganho a Margarida Monteiro por 6-4 e 6-2. Amorim recebeu um wild card e registou a segunda vitória ao superar Maria Beatriz Teixeira por 6-1 e 6-3.