Silva, Castro e Monteiro entre os primeiros vencedores no quadro principal do Campeonato Nacional

Sara Falcão/FPT

OEIRASJoão Dinis Silva, Gonçalo Castro e Salvador Monteiro são três das maiores esperanças da nova geração do ténis português e estiveram entre os primeiros vencedores do quadro principal do Campeonato Nacional Absoluto, que este ano celebra a 100.ª edição no Complexo de Ténis do Jamor.

Num dos encontros mais aliciantes da primeira eliminatória, João Dinis Silva repetiu a vitória da final do Campeonato Nacional de Sub 18 e passou por Rodrigo Cruz (Sport Club Porto) com os parciais de 6-2 e 6-1.

Apesar de ainda só ter 17 anos, o jovem da Escola de Ténis da Maia — que há um par de anos integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — já tem história na prova rainha do ténis português, dado que em 2022 atingiu os quartos de final como qualifier e em 2023 foi um passo mais longe e só parou nas meias-finais.

O adversário nos oitavos de final será outro jogador da Escola de Ténis da Maia, Guilherme Valdoleiros, que por ser o oitavo cabeça de série (fruto do quarto lugar no ranking nacional) ficou isento da primeira ronda.

Na mesma secção do quadro, Gonçalo Castro confirmou o favoritismo sobre Dino Molokova (Viseu Royal TC) e venceu por 7-5 e 6-1. O campeão nacional de sub 16 juntou-se recentemente ao CAR, mas é mais um tenista a nascer e surgir em Guimarães e antes de viajar para o Jamor esteve em Monte Carlo, onde conquistou um notável terceiro lugar no Masters sub 16 da Tennis Europe que reuniu no histórico complexo monegasco os melhores jogadores europeus do escalão.

Segue-se um embate com Pedro Araújo (476.º ATP), segundo cabeça de série e finalista em 2021, que está a viver a melhor temporada da carreira e esta época já conquistou dois ITF M15.

Na metade superior do quadro, o vice-campeão nacional de sub 16 Salvador Monteiro também entrou com o pé direito e venceu Gustavo Oliveira por 6-4 e 6-2. O jogador do Clube de Ténis da Trofa também faz parte do Centro de Alto Rendimento e vai discutir a passagem aos quartos de final com o líder do ranking nacional, João António, semifinalista há dois anos e quartofinalista há um.

João Rodrigo Barreto, do Clube de Ténis Portimão e Rocha, venceu o duelo de qualifiers com Tiago Costa (AHEAD Clube de Ténis) por 6-2 e 6-3 e vai desafiar Frederico Silva (394.º), que herdou o estatuto de primeiro cabeça de série na sequência da desistência de Jaime Faria.

As restantes vitórias desta jornada foram assinadas por Gonçalo Quintela (6-1 e 6-0 a Diogo Neves), Vicente Couto (6-2 e 6-3 sobre Illia Stoliar), José Freitas (6-4 e 6-0 sobre João Luís Silva) e Daniel Batista (6-0 e 6-0 contra José Ricardo Nunes, que participou no quadro principal pela 21.ª vez consecutiva).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share