LOULÉ — Matilde Jorge não conseguiu ser feliz na estreia no Loulé Ladies Open by Cimpor e despediu-se do último dos três torneios consecutivos no Algarve com uma derrota na primeira ronda do quadro principal de singulares. Maria Garcia e Iara Guerreiro Gonçalves também foram eliminadas, resultados que deixaram a quarta edição do evento sem portuguesas.
A viver a melhor fase da carreira, Matilde Jorge (365.ª WTA) esteve longe do nível que apresentou na Quinta do Lago e em Faro — foi quartofinalista num ITF W50 e finalista num ITF W35 — e perdeu pelos parciais de 6-3 e 6-1 com a francesa Amandine Monnot (464.ª).
O encontro desta quarta-feira assinalou a estreia de Matilde Jorge como cabeça de série (era a quinta) em torneios do circuito internacional na variante de singulares.
A número dois nacional entrou com o pé esquerdo no encontro e perdeu os primeiros 10 pontos, mas reagiu a tempo de devolver o break inicial. Só que voltou a sentir dificuldades no serviço e nunca transmitiu disponibilidade para lutar pela vitória num embate que se resolveu em 74 minutos e no qual venceu sensivelmente metade (30) dos pontos ganhos por Monnot (59).
À mesma hora, Iara Guerreiro Gonçalves estreou-se em quadros principais exatamente um ano depois de ter ido a jogo num qualifying pela primeira vez e cedeu por 6-1 e 6-1 para a qualifier Sofia Shapatava (569.ª), da Geórgia.
A última portuguesa a entrar em ação foi Maria Garcia (1277.ª), que depois de passar o qualifying não resistiu à suíça Leonie Kung (244.ª) e perdeu por 6-1 e 6-1 com a segunda cabeça de série.