BEKKESTUA — Jaime Faria não conseguiu repetir a proeza de Henrique Rocha e apesar da excelente réplica oferecida ao número nove mundial perdeu com Casper Ruud por 7-6(3) e 6-2 no encontro que deu à Noruega a vitória por 3-1 contra Portugal em Bekkestua, arredores de Oslo. A seleção nacional terá de jogar um play-off em fevereiro de 2025 para evitar a descida de divisão, ao invés de disputar a ronda de acesso à tão desejada fase final da Taça Davis onde nunca esteve.
Sem margem de erro à entrada para o segundo encontro do dia (no primeiro também perdeu com Ruud, mas em pares), Faria recuperou de várias situações de desvantagem e levou a decisão ao tie-break. Mas o tira-teimas pendeu para a equipa da casa e Ruud puxou pela experiência para embalar e fugir com o marcador ao assinar uma quebra de serviço logo no arranque da segunda partida, desta vez reagindo à retaliação do português para manter o ascendente até ao fim.
A derrota em Bekkestua impediu Portugal de subir às Davis Cup Qualifiers (o play-off da fase final da competição), seguindo-se, em fevereiro de 2025, o play-off de manutenção. Em caso de vitória nessa ronda, Portugal voltará a jogar o Grupo Mundial 1 em setembro; em caso de derrota terá de jogar o Grupo Mundial 2.
Perdeu-se uma oportunidade de ouro de passar à fase seguinte.
Nuno Borges não joga por estar lesionado no pulso esquerdo?!?!
Jaime Faria ainda muito verdinho para estas andanças. Enfim… Triste!!!