LEIRIA — Matilde Jorge (452.ª WTA) protagonizou uma semana perfeita no ITF W35 de Leiria e um dia depois de vencer pela terceira vez consecutiva o título de pares conquistou o primeiro título de singulares da carreira em torneios do circuito internacional ao derrotar a finlandesa Anastasia Kulikova (351.ª) por 1-6, 6-2 e 6-1.
Numa final com dois atos, a jovem portuguesa de 20 anos superou um início nervoso — antes desta semana nunca tinha sequer passado de uns quartos de final — para fazer a festa perante casa cheia no Clube da Escola de Ténis de Leiria, onde o público aderiu em massa.
Apesar de resolvida em três sets, a final prolongou-se por apenas 1h35, tal foi a forma autoritária como Matilde Jorge recuperou de um início lento para superar uma adversária quatro anos mais velha e que jogou pela segunda vez a final em Leiria (foi finalista na primeira edição, em 2021).
Aos 20 anos, Matilde Jorge conquistou o primeiro título de singulares da carreira e tornou-se na 11.ª tenista portuguesa a erguer um troféu de campeã em provas internacionais. Com este triunfo alcançou, também, a primeira “dobradinha” da carreira.
Os 35 pontos ganhos em Leiria só serão refletidos na atualização do ranking de 16 de setembro, que levará a tenista de Guimarães à melhor classificação da carreira, “às portas” do top 400.