Emma Navarro voltou a vencer em pleno Arthur Ashe Stadium e apurou-se pela primeira vez para as meias-finais de um torneio do Grand Slam, um resultado que assegurou a estreia da norte-americana no top 10 mundial já na próxima semana.
Depois de afastar a compatriota e campeã em título Coco Gauff, a jovem norte-americana de 23 anos venceu 24 dos últimos 28 pontos para encaixar seis jogos consecutivos e superar Paula Badosa por 6-2 e 7-5.
A espanhola, tal como Navarro nascida em Nova Iorque, liderou o segundo set por 5-1, mas entrou numa espiral negativa, cometeu demasiados erros e perdeu por completo o controlo de um encontro que indicava vir a ser decidido numa terceira partida.
Badosa terminou com 35 erros não forçados para apenas 15 winners e falhou a primeira presença da carreira numa meia-final desta dimensão.
Para Navarro, uma das jogadoras com melhor evolução da temporada (a discussão será com Jasmine Paolini, que já venceu um WTA 1000 e jogou as finais de Roland-Garros e de Wimbledon), o US Open de sonho ganhou mais um capítulo.
61.ª classificada no ranking há um ano, a tenista nova-iorquina ficará à espera da vencedora do duelo que reedita a final do Australian Open entre Aryna Sabalenka e Zheng Qinwen, entretanto campeã olímpica.