PORTO – O número três nacional Henrique Rocha (164.º ATP) falhou o apuramento para os quartos de final da CT Porto Open ao perder contra o alemão Daniel Masur (294.º) pelos parciais de 4-6, 6-1 e 6-4.
Mesmo a atuar em ‘casa’, perante vários amigos e familiares e num bem-conhecido Clube de Ténis do Porto bem composto de público, ainda não foi desta que o português de 20 anos garantiu o acesso a quartos de final de uma prova do ATP Challenger Tour em Portugal.
Mas esteve perto. Além do set de vantagem, o terceiro cabeça de série liderou por 3-1 no parcial decisivo, mas foi Masur a triunfar em 2h15 para marcar encontro com o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (331.º), semifinalista do Braga Open de 2021, que derrotou o qualifier checo Hynek Barton (448.º) por 6-3 e 6-4 em 84 minutos no primeiro duelo individual da jornada.
Henrique Rocha oscilou muito fisicamente e nunca pareceu tão confortável no encontro como Masur, sobretudo depois do 4-1 (dois breaks) de entrada. Daniel Masur foi o mais agressivo e as condições pesadas favoreceram o seu jogo possante. O saldo de winners pendeu para o lado do germânico no cômputo geral do frente a frente.
Após ver o adversário recuperar da desvantagem ao vencer 12 pontos em 13 possíveis, o portuense ainda dispôs de quatro pontos de break a 4-3 para igualar a contenda, sem sucesso. No fim de contas, o serviço também pouco ajudou Rocha (49% de primeiras bolas), o que o colocou muitas vezes em locais desfavoráveis imediatamente a partir da segunda pancada.