Jannik Sinner acusou positivo em dois controlos anti-doping e esteve suspenso sem ninguém saber

A notícia surgiu como uma bomba no mundo do ténis: Jannik Sinner, número um mundial que esta segunda-feira conquistou o quinto título da temporada, acusou positivo a clostebol em dois controlos anti-doping durante o mês de março e esteve suspenso provisoriamente sem que ninguém soubesse. A investigação considerou que “não é culpado nem negligente”, mas vai perder os pontos e o dinheiro ganhos no ATP Masters 1000 de Indian Wells.

Todo o processo esteve envolvido em secretismo até que dois comunicados — um divulgado pelo tenista italiano, outro pela Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA) — o tornaram público esta terça-feira, cinco meses depois dos testes positivos.

A contaminação deu-se durante o ATP Masters 1000 de Indian Wells. O fisioterapeuta de Sinner tinha um corte aberto no dedo de uma mão, recorreu ao personal trainer para saber como poderia tratar a ferida e foi aconselhar a comprar “um spray facilmente disponível ao balcão de qualquer farmácia em Itália”. Entre os dias 3 e 15 de março, massajou diariamente os músculos e articulações do tenista italiano e terá sido através desses tratamentos que se deu a contaminação.

Sinner acusou a presença de clostebol num controlo anti-doping realizado a 10 de março e voltou a acusar positivo dias depois, mas só foi notificado dos resultados de ambos os testes em abril.

Ao contrário do que acontece habitualmente, todo o caso foi mantido em segredo e Sinner cumpriu duas suspensões provisórias sem que fossem tornadas públicas. A primeira nos dias 4 e 5 de abril, depois de vencer o ATP Masters 1000 de Miami, e a segunda nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 do mesmo mês, já com o ATP Masters 1000 de Madrid a decorrer. O número um mundial deu uma conferência de imprensa neste período de tempo e não falhou o torneio porque só foi a jogo no dia 27.

Jannik Sinner recorreu de ambas as suspensões para um tribunal e conseguiu provar que foi contaminado e que não teve intenção de se dopar, argumentos que foram aceites. A perda dos pontos (400) e do prize-money (320 mil dólares) ganhos em Indian Wells deverá ser a única consequência.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share