Jannik Sinner levou a melhor no thriller com Alexander Zverev e afastou o campeão de 2001 para chegar pela primeira vez à final do ATP Masters 1000 de Cincinnati, no estado norte-americano do Ohio.
O número um mundial venceu por 7-6(9), 5-7 e 7-6(4) após 3h07 e apurou-se para a quinta final do ano e primeira desde o ATP 500 de Halle, há exatamente dois meses.
Num encontro de alta voltagem, Zverev teve oportunidades para construir o marcador de outra forma: o alemão serviu para a primeira partida, mas desleixou-se e depois de uma interrupção devido à chuva viu Sinner salvar dois set points no tie-break para passar para a frente.
No segundo parcial o papel inverteu-se e foi Sinner quem tremeu num momento proibido ao ceder o serviço quando precisava dele para forçar mais um tie-break, mas o nível manteve-se e o equilíbrio foi nota dominante até ao fim.
Apesar de sentir novamente dificuldades na anca ao longo do embate, Sinner resistiu e voltou a sorrir num tira-teimas para conquistar a 47.ª vitória da temporada.
Campeão do Australian Open, de Roterdão, de Miami e de Halle este ano, Jannik Sinner persegue o 15.º título da carreira e terceiro na categoria ATP Masters 1000. Independentemente do que aconteça, o italiano já garantiu que continuará na liderança do ranking até ao final do US Open.
O derradeiro adversário será Frances Tiafoe, norte-americano que anulou dois match points para derrotar Holger Rune — carrasco de Nuno Borges na segunda ronda — por 4-6, 6-1 e 7-6(4) e chegar pela primeira vez à final de um ATP Masters 1000.