Gael Monfils fez o que parecia impensável e deu a volta a Carlos Alcaraz para se tornar no segundo jogador mais velho deste século a derrotar um adversário do top 3 mundial. Aos 37 anos, o francês está na terceira ronda do ATP Masters 1000 de Cincinnati, que terá de jogar ainda esta sexta-feira.
Suspenso pela chuva na quinta-feira, em pleno tie-break do segundo set, o encontro foi retomado esta sexta-feira e sorriu ao gaulês, que com os parciais de 4-6, 7-6(5) e 6-4 consumou a reviravolta que lhe deu a nona vitória sobre um top 3 — e uma das melhores vitórias da carreira.
Este foi o primeiro encontro de Alcaraz em piso rápido desde março, quando foi quartofinalista do ATP Masters 1000 de Miami depois de vencer em Indian Wells. Desde então, o espanhol de 21 anos sagrou-se campeão de Roland-Garros e de Wimbledon e foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, que atrasaram o regresso a esta superfície.
A frustração de Alcaraz foi tal que, em pleno terceiro set, o jovem de Múrcia partiu mesmo uma raqueta — um gesto nunca antes visto por parte do pupilo de Juan Carlos Ferrero, habitualmente calmo mesmo em momentos de maior frustração.
Gael Monfils não terá, no entanto, tempo para celebrar, dado que ainda esta sexta-feira terá de regressar ao court para enfrentar Holger Rune, o responsável pela eliminação de Nuno Borges na véspera.