OEIRAS — Rita Freitas deu mais um passo em direção ao objetivo a que se propôs e que assumiu desde o início e voltou a carimbar o apuramento para a final de singulares do Campeonato do Mundo de Veteranos, que venceu em 2022.
Debaixo de 34 graus, a portuguesa de 38 anos, segunda cabeça de série, superou a suíça Clelia Melena, da mesma idade, com os parciais de 6-1 e 6-2.
O encontro desta quinta-feira colocou frente a frente duas ex-profissionais (Freitas chegou ao 803.º lugar do ranking WTA em 2010, Melena ao 670.º em 2011), mas foi totalmente dominado pela jogadora da casa, que assinou a terceira vitória da semana — sempre em sets diretos.
Depois de capitanear a seleção portuguesa de W35 que conquistou a medalha de prata na competição por equipas há uma semana, Rita Freitas já garantiu pelo menos a mesma medalha na prova individual, mas o objetivo passa por reconquistar o ouro que recebeu pela primeira vez em 2022, também no Jamor.
Para levar a missão até ao fim, a atual treinadora do Carcavelos Ténis e Padel terá de passar pela polaca Barbara Maciocha, primeira favorita, que venceu a italiana Sara Marcionni, terceira, por 6-1, 4-6 e 6-3.