Oito vitórias portuguesas no arranque do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos

Beatriz Ruivo/FPT

Menos de 24 horas depois de concluir o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) com três medalhas, a comitiva portuguesa iniciou a participação no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos (ITF World individual Championships) com vitórias de oito jogadores em singulares e sete em pares mistos.

As vitórias individuais foram todas registadas na prova masculina de +40, a única com encontros de singulares realizados logo nesta primeira jornada.

Gonçalo Teixeira (6-0 e 6-0 a Samiullah Sheik), Miguel Bastos (6-0 e 6-0 contra Nikolay Kozlov), Frederico Fauvelet (6-0 e 6-0 perante Erik Van der Laan) e Jorge Maurício (6-2 e 6-2 frente a Rhulani Madale) foram os primeiros a celebrar.

Mas a honra de assinar a primeira vitória lusa no mítico Court Central do Jamor coube a Nuno Topa, com os parciais de 7-5 e 6-4 aplicados ao japonês Manabu Tsujimoto.

Ao longo do dia, os restantes triunfos foram assinados por Gonçalo Almeida (6-4 e 6-4 a Paulo Guerrera, do Brasil), Nuno Lopes (6-2 e 6-3 frente a Nicolaus von Habsburg), Eduardo Pais (7-6[2] e 6-4 sobre Rolf Thiele).

Em sentido inverso, Luis André Pinho, Luís Matos, Hugo Amaral, Marcos Santos, João Neto e Miguel Ribeiro foram eliminados na ronda inaugural e terão direito a disputar o quadro de consolação.

Os quadros de singulares dos restantes escalões (W30, M30, W35, W40 e M40) só começam a ser disputados no domingo, mas este sábado já se disputaram alguns encontros de pares mistos e também nessa variante houve sorrisos portugueses.

Em pares mistos do escalão +30, Marcela Brás avançou ao lado da indiana Rahul Vora e juntou-se na segunda ronda ao compatriota Gonçalo Falcão, que procura defender o título com a norte-americana Mariana Correa, com quem é o segundo cabeça de série.

Em XD35 registaram-se duas vitórias 100% portuguesas: a dos irmãos Catarina Ferreira e João Ferreira, que venceram Masa Habjan Cigale e Gregor Ficko por 6-1 e 6-0, e a de Isabel Chorão e João Campos por 6-4 e 6-3 sobre Gabriela Korolczuk e Bruno Sousa; e ainda a de Hugo Matos, que venceu com Anna Novogran (por 6-0 e 6-0 frente aos compatriotas Sónia Marques e Luís Correia) para marcar encontro com José Ricardo Nunes e Sara Marcionni, sextos favoritos e por isso isentos da ronda inaugural.

Já no escalão de +40, com um quadro mais pequeno, Inês Moura/Tiago Alçada (6-1, 3-6 e 10-6 face a Sanna Bedford e Stuart McCurdy), Inês Carvalho/Jorge Maurício (7-5 e 7-5 contra Miguel Bastos e Samantha Spry) e Pedro Semião com Volha Dzik (7-5 e 6-0 no encontro com Laure de Saintignon e Joseph Huber) asseguraram a passagem aos quartos de final.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share