Equipas masculinas amealham bronzes no Mundial de Veteranos do Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – As seleções nacionais M35 e M40 conquistaram esta sexta-feira duas medalhas de bronze no Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas que decorreu no Complexo de Ténis do Jamor.

Tanto a equipa de M35 do capitão Pedro Sousa (antigo 99.º e finalista do ATP de Buenos Aires em 2020, atual treinador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis), do ainda profissional Gonçalo Falcão, de José Ricardo Nunes e de Manuel Leonardo, bem como a seleção M4O de Rui Machado (capitão e atual líder nacional da Taça Davis, ex-59.º ATP), Gonçalo Nicau (antigo 531.º), Gonçalo Figueiredo e Gonçalo Pereira venceram as eliminatórias de atribuição da medalha de bronze.

Ambos os conjuntos precisaram de sofrer e só saíram vitoriosos no par decisivo. Os M35 necessitaram mesmo de anular um match point para sobressair face aos Países Baixos por 2-1. Anwar Salam adiantou os forasteiros ao bater José Ricardo Nunes por 6-4 e 6-0, mas Gonçalo Falcão deu dois pontos à equipa, o último ao lado de Nunes.

O tenista de 36 anos, 485.º do ranking ATP de pares, superou Philippe Brand com os parciais de 6-2 e 6-1 e o par fulcral foi vencido por 5-7, 6-2 e 12-10. No match tie-break, Falcão e Nunes desperdiçaram quatro pontos para arrecadarem o bronze e só concluíram o duelo ao quinto, num dos embates mais emocionantes da semana. A 10-9, José Ricardo Nunes encontrou um winner de resposta de esquerda ao longo da linha para anular o match point dos neerlandeses.

Não tão sofrido o triunfo, mas a turma de M40 (com Rui Machado de fora devido a lesão) também venceu na negra, no caso a congénere italiana. Marco Pedrini bateu Gonçalo Pereira por 6-1 e 6-2; Nicau igualou a eliminatória ao derrotar Alberto Brizzi (ex-230.º ATP) com os parciais de 1-6, 6-4 e 6-4; os mesmos protagonistas deram o bronze à equipa ao celebrarem por 6-3 e 6-4 face a Pedrini e Emiliano Privato.

Em M35, a França sagrou-se campeã mundial ao vencer a Grã-Bretanha por 2-1. O mesmo resultado em M40, mas a favor dos Países Baixos sobre os gauleses para colocarem a medalha de ouro ao peito e relegar a França para a prata.

Já em M30, prova realizada no Club Internacional de Foot-ball, a Alemanha levou o título (o único país a vencer dois ouros, o outro em W30), os Estados Unidos da América terminaram no segundo lugar depois de também um 2-1 no derradeiro confronto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share