A seleção nacional masculina de sub 16 entrou com o pé direito na fase final do Campeonato da Europa e apurou-se para as meias-finais da prova que acontece em Le Touquet, França. O resultado desta segunda-feira também assegurou a presença de Portugal na Taça Davis Júnior.
Depois de uma campanha bem sucedida na fase de grupos que aconteceu em Hamburgo, onde só parou na final, Portugal derrotou a Eslovénia, segunda cabeça de série, logo nos encontros de singulares.
A primeira vitória foi assinada por Salvador Monteiro com uma reviravolta sobre Mark Becirovic Novak (5-7, 6-3 e 6-2) e o apuramento ficou concretizado por Gonçalo da Rosa Castro ao vencer Ziga Sesko em moldes semelhantes (4-6, 6-4 e 6-4). Depois, Monteiro e Rodrigo Leal ainda dilataram o triunfo luso ao vencerem o par (6-2 e 6-2) contra Novak e Liam Lugaric.
Nas meias-finais, a seleção nacional — que tem Vítor Ferreira como capitão, mas esta semana é liderada por João Zanatti — vai encontrar a França, finalista da Zona D em Valência, que já esta segunda-feira venceu a Chéquia no arranque da fase final.
A passagem às meias-finais do Campeonato da Europa por Equipas também garantiu o apuramento de Portugal para a fase final da Taça Davis Júnior (sub 16), que acontecerá entre os dias 11 e 17 de novembro em Antália, na Turquia.