PORTO — Um ano depois de alcançar pela primeira vez uns quartos de final no circuito Challenger, Edas Butvilas inscreveu o nome nos terceiros e mais importantes ao eliminar o primeiro cabeça de série do Eupago Porto Open, onde celebrou a melhor vitória da carreira.
O jovem lituano de 20 anos está no 457.º lugar do ranking, começou a campanha no qualifying e esta quarta-feira assinou a quarta vitória consecutiva no Complexo Desportivo do Monte Aventino ao surpreender o eslovaco Lukas Klein (112.º) em duas partidas, por 6-4 e 7-6(8), após anular seis (!) set points num tie-break em que esteve a perder por 2-6.
A vitória sobre Klein foi apenas a terceira de Butvilas contra um top 200 e superou as que registou em Pozoblanco 2023 e Karlsruhe 2024, curiosamente os dois torneios anteriores onde chegou aos quartos de final de um Challenger.
O Eupago Porto Open é o primeiro Challenger 125 em que o tenista de Klaipėda chega tão longe e por isso traduz-se no melhor resultado da carreira a este nível, o que já lhe garante uma recuperação de sensivelmente 50 lugares para ficar à porta de um regresso ao top 400, onde chegou pela primeira vez neste mês, antes de perder os pontos de Pozoblanco.
Já com quatro vitórias “no bolso”, Edas Butvilas terá Alejandro Moro Canas (168.º) pela frente na discussão pelas primeiras meias-finais Challenger da carreira.
Sexto cabeça de série, o espanhol triunfou por 7-6(0) e 6-4 contra o belga Alexander Blockx (295.º) no outro encontro de singulares da jornada sem portugueses envolvidos.