Tornou-se no embate mais desejado assim que o sorteio colocou em cima da mesa essa possibilidade e vai mesmo acontecer: Rafael Nadal superou uma estreia atribulada nos Jogos Olímpicos de Paris e marcou encontro com Novak Djokovic na segunda ronda.
De volta ao palco onde conquistou 14 títulos do Grand Slam, o tenista espanhol sofreu para vencer o húngaro Marton Fucsovics (83.º classificado no ranking), mas ao cabo de 2h31 acabou por selar o triunfo com os parciais de 6-1, 4-6 e 6-4 depois de ter enfrentado um 0-40 ao 1-2 do parcial decisivo.
Este foi o primeiro encontro de Nadal em singulares desde que, há exatamente uma semana, foi derrotado pelo português Nuno Borges na final do ATP 250 de Bastad, na Suécia, mas no sábado o maiorquinho já se tinha estreado com uma vitória em pares masculinos ao lado de Carlos Alcaraz.
O encontro da segunda ronda dos Jogos Olímpicos de Paris entre Nadal e Djokovic será o 60.º da história da rivalidade, que o sérvio lidera por 30-29. Na terra batida o balanço é outro e o espanhol ganha por 20-8.