FIGUEIRA DA FOZ — Anastasia Zakharova apurou-se para a primeira final do ano e segunda da carreira em Portugal e juntou-se a Kristina Mladenovic na decisão do Figueira da Foz Ladies Open.
A tenista russa (153.ª classificada no ranking WTA) superou a japonesa Aoi Ito (254.º) por 7-6(0) e 6-3 numa meia-final decidida em 1h29 e marcada pelas condições ventosas que já tinham prejudicado o encontro anterior.
Apesar de também terem sentido muitas dificuldades por causa das condições de jogo, Zakharova e Ito não trocaram breaks durante a primeira partida. O equilíbrio foi mesmo a nota dominante até ao tie-break, que marcou um ponto viragem no encontro ao tender totalmente para o lado da russa, totalmente intrasponível no momento mais importante.
Sempre muito agressiva, Zakharova tirou partido de um ténis mais reto para lidar com o vento e nem o ténis variado de Ito, que procurou e conseguiu usar o amortie para variar o jogo e fugir no marcador logo no início do segundo set (liderou por 3-0), a demoveu da missão: num ápice, a jovem de 22 anos voltou a reduzir os erros, aumentou os índices de agressividade e encaixou seis jogos consecutivos para celebrar a quarta vitória da semana.
No domingo, Anastasia Zakharova disputará a 15.ª final individual da carreira, mas primeira do ano e também desde que, em setembro de 2023, foi vice-campeã do ITF W25 de Leiria. A russa tem 12 títulos no currículo, mas nunca triunfou acima dessa categoria, pelo que no Figueira da Foz Ladies Open pode fazer história pessoal.
Do outro lado, o currículo de Mladenovic é bem diferente e a ex-top 10 mundial de singulares e antiga número um mundial de pares (variante em que venceu nove torneios do Grand Slam entre femininos e mistos) persegue o terceiro título mais importante do currículo individual, atrás do WTA 500 de São Petersburgo em 2017 e do WTA 125 do Taipé em 2012.