Guia para um Figueira da Foz Ladies Open de qualidade escaldante

FIGUEIRA DA FOZ Pelo segundo ano consecutivo, o Figueira da Foz Ladies Open recebe um torneio da categoria 100, a mais importante a nível ITF. É verdade que há um ano a prova foi a mais importante para o ténis feminino nacional em nove anos e em 2024 o circuito WTA juntou-se ao país, em Oeiras. Não menos verdade é que estava oitava edição da competição continua a ser das mais relevantes em Portugal e que o elenco mete respeito. Tudo para acompanhar até ao próximo, 28 de julho, dia da final individual, perante tempo quente e convidativo à visualização de ténis ao vivo.

O quadro seria, certamente, ainda mais forte num ano não olímpico. Ainda assim, cinco jogadoras internacionais outrora na ribalta marcam presença no Tennis Club da Figueira da Foz. A mais cotada de todas é, sem dúvida, a francesa Kristina Mladenovic. Agora no posto 232 da hierarquia, ‘Kiki’ já integrou o top 10 WTA, tem um título no circuito principal em oito finais e, sobretudo, foi uma das melhores tenistas de pares deste milénio: 28 troféus em 44 decisões no patamar máximo, nos quais se destacam os seis de pares femininos (em 10 finais), dois WTA Finals e quatro taças da categoria 1000 (em oito), além dos três troféus do Grand Slam em pares mistos.

Mladenovic é presença habitual em torneios portugueses há largos anos (em 2013 arrecadou o antigo Estoril Open em pares e já a vimos no Porto, onde fez final individual há um ano, em Oeiras – finalista há uns meses do Oeiras Ladies Open numa final cedida para as irmãs Jorge – ou até mesmo aqui na Figueira da Foz na temporada anterior) e lidera um contingente de cinco francesas no quadro principal. Outra das gaulesas é Harmony Tan (205.ª), antiga 90.ª e muito conhecida por em 2022 ter derrotado a lendária Serena Williams em Wimbledon.

Rebecca Marino e Linda Fruhvirtova já pertenceram às 50 melhores do mundo e também estão à mercê de serem vistas de bem perto pelos figueirenses. Marino (151.ª) atingiu o posto 38 em 2011, ano em que cedeu uma final WTA em Memphis; Fruhvirtova foi 49.ª na época transata, foi uma das mais precoces a rubricar bons resultados nos palcos maiores nos últimos anos, e em 2022 venceu mesmo um título no patamar principal em Chennai.

Vinda da fase de qualificação, Kateryna Volodko é a tenista em competição com palmarés mais possível de rivalizar com Mladenovic. Igualmente vencedora de um torneio do Grand Slam de pares (Australian Open de 2008), a ucraniana já pertenceu ao top 10 da variante a foi 29.ª invidualmente. Agora no 330 aos 37 anos, Volodko tem atuado em Portugal nos tempos recentes e é sempre acompanhada pelas duas jovens filhas.

Das restantes, o maior destaque vai para Victoria Jimenez Kasintseva. Antiga número um mundial de sub 18, a melhor jogadora de Andorra já esteve às portas do top 100, entretanto resvalou para fora das 200 primeiras, e ainda com 18 primaveras é vista como um dos grandes prodígios do circuito feminino.

Das tenistas da casa, e depois de um qualifying pouco profícuo para as jogadoras nacionais, são quatro as presentes no quadro maior. Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk ocupam os três primeiros lugares na hierarquia lusa e a elas juntou-se a jovem Sofia Pinto.

Por capricho do sorteio, Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk vão medir forças na ronda inaugural.

Local: Tennis Club da Figueira da Foz
Superfície: Piso rápido ao ar livre
Bolas: Wilson Roland Garros All Court
Entrada livre durante toda a semana

Pontos e prize-money

QR2QR31R2RQFSFF🏆
Pontos35112213965100
Prize-money$237$381,75$926$1.559$2.573$4.473$8.147$15.239

Programa

Domingo (10h): 16 encontros do qualifying
Segunda-feira (11h): 8 encontros do qualifying
Terça-feira (11h): Quadro principal de singulares (primeira ronda) e de pares (primeira ronda)
Quarta-feira (11h): Quadro principal de singulares (primeira ronda) e de pares (primeira ronda)
Quinta-feira (11h): Quadro principal de singulares (segunda ronda) e de pares (quartos de final)
Sexta-feira (11h): Quadro principal de singulares (quartos de final) e de pares (meias-finais)
Sábado (11h): Quadro principal de singulares (meias-finais) e final de pares
Domingo (11h): Final de singulares

Transmissões

O Figueira da Foz Ladies Open será transmitido em direto na Sport TV entre os dias 23 e 28 de julho, ou seja, todos aqueles que são dedicados ao quadro principal.

De terça-feira (primeira ronda) a sábado (meias-finais) serão transmitidos em direto dois encontros de singulares a partir das 11 horas. No domingo, à mesma hora, a estação televisiva entrará novamente em direto do Tennis Club da Figueira da Foz para transmitir a final.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share