Nuno Borges assinou a vitória mais mediática da história do ténis português ao vencer Rafael Nadal por 6-3 e 6-2 na final do ATP 250 de Bastad e conquistou pela primeira vez título de singulares no circuito principal, feito que deixou o melhor jogador luso da atualidade “sem palavras” na hora de analisar
“Sonhava com este momento há muito tempo, é de loucos. No ténis não acontece quando estás à espera. Sei que todos queriam que o Rafa ganhasse hoje e uma parte de mim também queria, mas houve algo dentro de mim que me puxou entre todas as emoções e altos e baixos. Não se tratava de jogar o meu melhor, mas sim de superar os momentos importantes e não podia ter jogado melhor. Estou muito contente e muito emocionado, não sei o que dizer”, afirmou na primeira entrevista em court, ainda antes de receber o troféu de campeão.
Depois de experienciar um “ambiente incrível” no final de “uma semana espetacular que não podia ter sido melhor”, Borges recebeu os parabéns de Nadal e ficou ainda mais nervoso ao ouvir o espanhol a discursar.
“Já estava nervoso, mas fiquei ainda mais depois do Rafa dar este discurso. É a minha primeira vez aqui e nunca pensei que estaria aqui, num estádio cheio e a defrontá-lo em terra batida. É um sonho tornado realidade e neste momento estou nas nuvens, estou lá em cima”, disse, a apontar para o céu. “Quero dar os parabéns ao Rafa. Como lhe disse [no cumprimento à rede], obviamente não foi o melhor encontro da parte dele. Toda a gente adora ver-te competir e és um exemplo e uma inspiração para todos.”