O Millennium Estoril Open ainda está a negociar a categoria do torneio para 2025, mas já recebeu a garantia de que será um ATP 250 nas temporadas de 2026 e 2027, estando por isso assegurada a realização do maior torneio de ténis organizado em Portugal nos próximos três anos.
O cenário, discutido pelos responsáveis do circuito mundial masculino ao longo das últimas semanas em Londres, foi divulgado esta segunda-feira e confirmado ao Raquetc por João Zilhão, diretor do torneio.
Com menos uma semana disponível no calendário em 2025, o Millennium Estoril Open ainda está “a negociar” porque “há uma hipótese de também ser ATP 250 em 2025″, mas “no worst-case scenario há a garantia” de ser provisoriamente um ATP Challenger 175, categoria que deverá ser ainda mais elitista na próxima época — e que é reservada às segundas semanas dos ATP Masters 1000 de Indian Wells, Madrid e Roma.
Para as temporadas de 2026 e 2027 a questão já não se coloca e a organização do torneio tem a confirmação por parte da ATP de realizar novamente um ATP 250.
A definição em relação a 2025 surgirá “logo a seguir às reuniões do US Open”, no início de setembro, nas quais ficará fechado o calendário para a próxima temporada — já divulgado, mas ainda com questões por limar.
Se descer excecionalmente à categoria 175 em 2025, o Millennium Estoril Open deverá acontecer durante a segunda semana do ATP Masters 1000 de Madrid (28 de abril a 4 de maio), servindo de ponte para o ATP Masters 1000 de Roma e aproveitando as surpresas que aconteçam nos primeiros dias na capital espanhola. As informações mais recentes apontam para que no próximo ano o circuito masculino opte por realizar apenas um torneio desta categoria em cada segunda semana, à semelhança do que já faz durante o ATP Masters 1000 de Indian Wells.