Iga Swiatek não teve honras de Centre Court, mas fez jus ao estatuto de número um mundial e superou Sofia Kenin no regresso a Wimbledon para assinar a 46.ª vitória do ano e 20.ª consecutiva.
Chegada a Londres com os títulos de Madrid, Roma e Paris na bagagem, a melhor tenista da atualidade venceu a norte-americana por 6-3 e 6-4 num duelo entre campeãs de torneios do Grand Slam.
Apesar de não ter disputado qualquer torneio de preparação em relva, Swiatek passou o teste com distinção. A polaca destacou-se com a pancada de serviço (84% de pontos ganhos com o primeiro saque) e esteve sempre muito confortável para superar uma das primeiras rondas mais perigosas frente à vencedora do Australian Open de 2020 e finalista de Roland-Garros no mesmo ano.
Com os quartos de final alcançados em 2023 como melhor resultado em Wimbledon, Iga Swiatek marcou encontro na segunda ronda com Petra Martic.
A croata, ex-top 20 atualmente no 85.º posto, já chegou por três vezes aos oitavos de final em Londres (2017, 2019 e 2022), e esta terça-feira passou pela britânica Francesca Jones com os parciais de 3-6, 6-1 e 6-2.