Carlos Leitão voltou a ser o único tenista português a vencer no primeiro dia dos quadros principais de singulares de um torneio internacional de ténis em cadeira de rodas organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, mas acabou por não resistir a uma jornada dupla no Setúbal Wheelchair International Open — o último torneio organizado em Portugal a contar para o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Paris, em França.
O recordista nacional (foi campeão em oito ocasiões), atualmente no 172.º lugar do ranking da Federação Internacional de Ténis, começou o dia a vencer o húngaro Ferenc Gabor Lelik (306.º) por muito autoritários 6-1 e 6-2.
No entanto, e tal como na semana passada, Carlos Leitão teve de regressar ao court horas depois e foi eliminado pelo chileno Brayan Tapia (49.º) na segunda ronda, parciais de 6-0 e 6-1.
O representante do Clube de Ténis de Pombal foi o único português a celebrar uma vitória no arranque da competição individual.
Em sentido contrário, João Couceiro (248.º), que voltou a ficar isento da ronda inaugural, João Sanona (409.º) e José Machado Sousa (sem classificação internacional) foram eliminados nas respetivas estreias no quadro masculino, enquanto Manuela Oliveira perdeu no arranque do quadro feminino.
Na categoria quad, o vencedor da semana passada, Mário Trindade, não conseguiu contrariar o favoritismo do francês Jerome De Meyere e cedeu perante o segundo cabeça de série no primeiro de quatro encontros da fase de grupos.
O Setúbal Wheelchair International Open realiza-se de 30 de junho a 3 de julho e sucede ao XI Open Baía de Setúbal, oferecendo igualmente um total de 3.000 euros em prémios monetários, bem como pontos para o ranking internacional e para a corrida de apuramento para os Jogos Paralímpicos.