Três meses depois de vencerem torneios ATP e WTA no mesmo fim de semana, os namorados Alex de Minaur e Katie Boulter foram um passo mais longe e celebraram a conquista de títulos dos circuitos principais no mesmo dia. O australiano em ‘s-Hertogenbosch, nos Países Baixos, a britânica em Nottingham, em Inglaterra.
Tal como em março, quando venceu o ATP 500 de Acapulco, de Minaur foi o primeiro a celebrar. O primeiro cabeça de série não perdeu tempo e desenvencilhou-se de Sebastian Korda por 6-2 e 6-4 para vencer o ATP 250 neerlandês e conquistar o nono título da carreira e segundo na relva, três anos após fazer a festa em Eastbourne.
Aos 25 anos, o tenista de Sydney está a viver a melhor época da carreira e com a presença na final já tinha assegurado o melhor ranking da carreira ao subir para o oitavo lugar, mas com o título foi um degrau mais longe e garantiu a ascensão ao sétimo posto na atualização de segunda-feira.
Desta vez, Boulter não precisou de esperar um dia para igualar a proeza do namorado. No entanto, a britânica teve de superar uma jornada dupla, dado que no sábado recolheu ao balneário depois de perder um primeiro set épico contra a compatriota Emma Raducanu, que sorriu no tie-break por 15-13.
Em Nottingham, a menos de uma hora de casa (Leicester), a número 30 mundial começou o dia a dar a volta à amiga para vencer por 6-7(13), 6-3 e 6-4 depois de 3h13 entre as duas “partes” e horas mais tarde voltou a assinar outra reviravolta para vencer Karolina Pliskova num duelo de campeãs (a checa arrecadou a edição de 2016) com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-2.
Aos 27 anos, Boulter celebrou a conquista do terceiro título da carreira e segundo da temporada, três meses depois de ter inscrito o nome na galeria de campeãs do WTA 500 de San Diego.
Porque não tinha pontos a ganhar, só a defender, a jogadora da casa até vai descer uma posição no ranking, para o 31.º lugar, mas continua próxima da melhor classificação de carreira (foi 27.ª em março).
Alex de Minaur segue para Inglaterra ainda este domingo, pois será o segundo cabeça de série no ATP 500 do Queen’s Club, em Londres, enquanto Katie Boulter faz uma viagem de apenas 80 quilómetros até Birmingham, onde como quarta cabeça de série disputa mais um WTA 250 perto de casa.