A disputar apenas o segundo torneio do ano, a canadiana Bianca Andreescu qualificou-se, este sábado, para a final do WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch, nos Países Baixos, que será a primeira desde junho de 2022.
Um dia após eliminar Naomi Osaka num dos encontros mais aguardados dos últimos anos (e que não desiludiu), a ex-vencedora do US Open prolongou a campanha no Libema Open com um triunfo por 6-4 e 6-2 sobre a qualifier húngara Dalma Galfi.
Aos 23 anos, Andreescu ocupa o 228.º lugar do ranking WTA, mas há cinco anos chegou a ser número quatro mundial. Este é apenas o segundo torneio que disputa (o primeiro foi Roland-Garros) após uma paragem de nove meses para resolver uma lesão nas costas, mas ao longo dos últimos anos têm sido vários os problemas físicos a impedi-la de corresponder às expetativas criadas com a temporada de 2019 e em particular o segundo semestre.
Aliás, em ‘s-Hertogenbosch a jogadora do Canadá disputará a primeira final em exatamente dois anos, desde que em junho de 2022 terminou o WTA 250 de Bad Homburg, na Alemanha e também em relva, como vice-campeã.
À procura do quarto título da carreira ao mais alto nível e primeiro desde esse ano de glória (venceu os WTA 1000 de Indian Wells e Toronto e ainda o US Open), terá como derradeira adversária ou a segunda cabeça de série, Liudmila Samsonova (15.ª), ou a terceira e bicampeã em título, Ekaterina Alexandrova (16.ª).