Francisca Jorge de gala apura-se para a final do “seu” Q8 Guimarães Ladies Open

Francisca Jorge não perdeu tempo e em menos de uma hora carimbou o apuramento para a final de singulares do Q8 Guimarães Ladies Open, o ITF W75 que joga em casa, no Clube de Ténis de Guimarães.

A melhor tenista portuguesa da atualidade (está na 208.ª posição da tabela WTA) não acusou a pressão do momento e passou com distinção por Mariam Bolkvadze (324.ª) com os muito autoritários parciais de 6-0 e 6-1 em apenas 57 minutos.

Depois de aplicar um “pneu” na primeira partida, Jorge foi quebrada logo no arranque da segunda, mas recuperou imediatamente a compostura e voltou a vencer seis jogos consecutivos para chegar à final mais especial da carreira.

A final no Q8 Guimarães Ladies Open será a 12.ª da carreira para a vimaranense em singulares, nona em solo português e primeira desde que, a fechar 2023, venceu o ITF W25 de Mogi das Cruzes e foi finalista do W60 de Vacaria, ambos no Brasil, para assegurar a estreia em torneios do Grand Slam no Australian Open.

A categoria W75 surgiu em 2024 fruto de mais uma remodelação das provas de entrada no circuito internacional feminino e distribui, como o nome indica, 75 pontos para o ranking, pelo que fica ligeiramente abaixo da antiga categoria W60 (80 pontos), na qual a número um nacional disputou finais em Oeiras e Vacaria no decorrer do ano passado.

No domingo, em Guimarães, Francisca Jorge terá a oportunidade de conquistar o sexto título individual da carreira e o mais importante, sendo que para isso terá de superar ou a canadiana Katherine Sebov (238.ª) ou a norte-americana Liv Hovde (286.ª), de apenas 18 anos e campeã do torneio júnior de Wimbledon em 2022.

Antes, ainda este sábado, voltará ao court ao lado da irmã mais nova, Matilde Jorge, para tentar erguer o primeiro título do fim de semana na final de pares.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share