Jaime Faria, Henrique Rocha e Francisca Jorge têm lugar na fase de qualificação de Wimbledon e vão estrear-se no torneio do Grand Slam britânico já este mês.
O apuramento do trio luso para o qualifying já era um dado adquirido há várias semanas, mas só esta quinta-feira, com a divulgação da lista de inscritos por parte da organização, se tornou oficial.
Jaime Faria (177.º classificado no ranking ATP) e Henrique Rocha (199.º) estrearam-se em torneios do Grand Slam em Roland-Garros, enquanto Francisca Jorge (208.ª WTA) inaugurou as participações a este nível logo no início do ano, no Australian Open.
Todos eles procuram a primeira presença em quadros principais, sendo que Faria já conhece a sensação de vitória num “Major”, pois chegou à última ronda do qualifying em Paris. Rocha e Jorge ainda procuram os primeiros triunfos a este nível.
Os três jogadores do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis tentarão juntar-se a Nuno Borges (48.º), que obteve entrada direta no quadro principal de singulares pelo segundo ano consecutivo. Ainda não é certo que o maiato participe no torneio de pares, onde estará Francisco Cabral (66.º no ranking mundial da variante).
Há um mês, Henrique Rocha e Jaime Faria tornaram-se, respetivamente, no 16.º e no 17.º homens portugueses a disputar um torneio do Grand Slam em singulares desde o início da Era Open. Agora, serão o 14.º e o 15.º a participar em Wimbledon. Até agora, apenas oito conseguiram chegar ao quadro principal de singulares.
Por sua vez, Francisca Jorge tornou-se, no início do ano, na oitava mulher portuguesa a jogar um Major neste período (desde 1968). Em Wimbledon será apenas a quinta a ir a jogo, tentanto ser a quarta a alcançar o quadro principal.