Henrique Rocha registou esta quinta-feira uma das melhores vitórias da carreira ao passar pelo espanhol Albert Ramos-Vinolas para inscrever o nome nos quartos de final do Challenger 100 de Bratislava, na Eslováquia.
O jovem português de 20 anos (esta semana no 199.º lugar) levou a melhor contra o ex-campeão do Millennium Estoril Open (atual 110.º e ex-17.º) em duas partidas, com os parciais de 7-6(6), 5-7 e 6-1, depois de um encontro muito equilibrado e que se estendeu por 2h57.
A vitória desta quinta-feira foi a melhor da carreira para Rocha considerando o ranking do adversário, que para além de já ter feito parte do top 20 mundial conquistou os quatro títulos ATP (incluindo o do Estoril em 2021) em terra batida. Ramos-Vinolas disputou outras oito finais ao mais alto nível com destaque para a do ATP Masters 1000 de Monte-Carlo em 2017.
O Challenger de Bratislava é o último torneio que Henrique Rocha disputa antes de fazer a transição para a relva tendo em vista a estreia em Wimbledon como profissional. E o próximo adversário do portuense na capital eslovaca até poderá ser um jogador “da casa”, caso o wild card Norbert Gombos (557.º e ex-80.º) vença o qualifier Alexey Zakharov (506.º).