Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha (respetivamente 177.º e 199.º classificados no ranking ATP) conheceram este domingo os primeiros adversários no Challenger 100 de Bratislava, na Eslováquia, que assinala a despedida de ambos da terra batida.
De volta ao circuito pela primeira vez desde que atingiu a terceira e última ronda do qualifying de Roland-Garros, Faria estreia-se como cabeça de série (é o oitavo) de um torneio do circuito secundário e vai discutir a primeira ronda com Luka Mikrut.
O jovem croata subiu 145 lugares na atualização do ranking desta semana, até ao 364.º posto (melhor classificação da carreira), na sequência da final jogada em Zagreb, onde deixou pelo caminho Rocha. Essa campanha deu-lhe o estatuto de special exempt para entrar diretamente no quadro principal de Bratislava.
Para Rocha, a campanha no segundo torneio pós-Roland-Garros (para além da segunda ronda em singulares também foi vice-campeão em pares) será iniciada contra Genaro Alberto Olivieri, argentino que está no 261.º lugar do ranking menos de um ano após ter sido 131.º classificado.
Depois de Bratislava, onde não jogam pares, Jaime Faria e Henrique Rocha seguirão para a relva. O lisboeta ainda aguarda pela entrada no qualifying do Challenger 125 de Ilkley (é o segundo alternate), enquanto o portuense assegurou a participação no quadro principal com uma das vagas NextGen a que tem direito por causa do programa de aceleração instaurado este ano pelo circuito mundial masculino.
Challenger-100-Bratislava-2024-quadro-principal