Gastão Elias sorriu pela segunda vez em dois dias e garantiu um lugar no quadro principal do Challenger 75 de Zagreb, na Croácia, onde se junta ao compatriota Henrique Rocha.
A disputar a última ronda do qualifying, o tenista português de 33 anos (atualmente no 360.º lugar do ranking) não entrou bem, mas deu a volta ao italiano Ricardo Bonadio (347.º) para triunfar com os parciais de 2-6, 6-2 e 7-5 ao cabo de 2h21.
Esta é a segunda vez consecutiva em que Gastão Elias viaja para fora de Portugal e cumpre o primeiro objetivo a que se propõe, isto é, garantir o apuramento para o quadro principal.
Agora, para o jogador da Lourinhã segue-se a tentativa de replicar o que fez na excursão de há um mês até Francavilla al Mare, em Itália, onde prolongou a estadia com uma vitória na primeira ronda. Oriol Roca Batalla (164.º), Genaro Alberto Olivieri (188.º), Enzo Couacaud (208.º), Daniel Rincon (236.º), Filip Misolic (243.º) e Matej Dodig (359.º) são os possíveis adversários.
Já Henrique Rocha (203.º), que é o oitavo cabeça de série, estreia-se ainda esta segunda-feira frente ao espanhol Nicolas Alvarez Varona (847.º e 219.º há um ano e meio).