Gastão Elias iniciou o ataque ao apuramento para o quadro principal do Challenger 75 de Zagreb de forma autoritária e colocou-se a um triunfo de juntar o nome à fase em que já está o compatriota Henrique Rocha.
A competir pela primeira vez desde o Oeiras Open, a meio do mês de maio, o tenista português de 33 anos celebrou a primeira vitória desde a semana anterior, em Francavilla al Mare, ao passar de forma clara (6-4 e 6-1) por Cem Ilkel em 74 minutos.
Este foi o quarto encontro da temporada entre o português (360.º) e o turco (412.º), mas o primeiro em terra batida, e o desfecho foi o mesmo que em todos os anteriores.
De regresso às vitórias, Gastão Elias apurou-se para a ronda decisiva do qualifying, onde terá como adversário Riccardo Bonadio. O italiano está no 347.º luar do ranking (foi 164.º há exatamente um ano) e tem a seu cargo o estatuto de quarto cabeça de série.
Se selar o apuramento, o tenista da Lourinhã juntará o nome ao de Henrique Rocha. O portuense de 20 anos obteve entrada direta no quadro principal, onde graças ao 203.º posto no ranking defende o estatuto de oitavo cabeça de série, e terá como primeiro adversário o espanhol Nicolas Alvarez Varona (847.º e ex-219.º, a recuperar de lesão).