Australian Open, os candidatos

Se na passada semana escrevi, aqui, sobre as candidatas ao título da edição de 2011 do Australian Open, hoje escrevo sobre os que – na minha opinião – são os jogadores com mais hipóteses de erguer o primeiro grande troféu da época.
Antes de mais, os vencedores das últimas cinco edições:  o suíço Roger Federer destaca-se na lista, erguendo o troféu em 2006, 2007 e em 2010. Pelo meio também Novak Djokovic (2008) e Rafael Nadal (2009) levantaram o troféu.

  • Roger Federer: É impossível não referir o nome do tenista helvético quando se fala do Australian Open. Federer conquistou o torneio por quatro vezes e é o actual defensor do título, pelo que é – para mim – o principal favorito e candidato. Com um registo imaculável de dezasseis (16) títulos do Grand Slam, Roger Federer é e sempre será cada vez que disputar um torneio, um dos grandes alvos a abater. Com inúmeros recordes e sendo o seu talento reconhecido por todos é impossível ficar-se indiferente ao jogo de Federer. É certo que grandes tenistas têm aparecido e Rafael Nadal parece começar a ser cada vez mais o jogador temível por todos, mas pelo menos até meio de 2012 teremos a oportunidade de assistir aos jogos de um dos melhores de todos os tempos.
  • Rafael Nadal: O espanhol de apenas 24 anos conta já com 7 títulos do Grand Slam e é importante referir que desses mesmo sete títulos, três foram conquistados… na última época. Um registo sensacional do jovem maiorquino que se tem vindo a preparar de forma a tentar novamente o título pois, como já foi referido neste texto, o espanhol venceu o torneio em 2009, numa excelente final frente a Roger Federer. O piso rápido não é onde ‘Rafa’ consegue o seu melhor ténis mas tem, ao longo dos tempos, vindo a melhorar claramente, e prova disso é o seu recente triunfo no US Open. Num possível cenário onde Rafael Nadal não tenha Roger Federer (eliminado previamente) pela frente no torneio australiano, o espanhol é o maior candidato. 
  • Novak Djokovic: o sérvio ocupa, actualmente, a terceira posição do ranking mundial e também ele já triunfou nos pisos de Melbourne, corria o ano de 2008. Foi, curiosamente, o único título do Grand Slam de Novak Djokovic. Para trás ficam as finais (2007 e 2010) do US Open. O jovem tenista tem já um largo currículo e conta com alguns triunfos diante de Roger Federer e Rafael Nadal mas tem apenas um título do Grand Slam. Será que é já na segunda quinzena do mês que Novak Djokovic aumenta o seu palmarés?
  • Andy Murray: O escocês é, à semelhança de Novak Djokovic, um jogador que procura um título do Grand Slam. Murray é o actual detentor do estatuto de finalista do torneio e também em 2008 alcançou uma final de um torneio do Grand Slam, no US Open. Perdeu-as, curiosamente, para Roger Federer. Murray sente-se confortável em piso rápido e prova disso são as já referidas finais em torneios do Grand Slam. É, dos quartos primeiros cabeças de série, o que tem, na minha opinião, a mais baixa percentagem de hipóteses de ir novamente à final, não só devido a algumas quebras psicológicas mas também devido à qualidade dos restantes.
  • Robin Soderling, Fernando Verdasco, Nicolay Davydenko, Andy Roddick, Del Potro, etc, etc, são também eles jogadores capazes de surpreender. Prova disso são os magníficos jogos que já todos realizaram neste tipo de provas.
Sábado, 15.01.2010: Australian Open, armada lusa;

Gaspar Lança

Siga-nos no Twitter e no Facebook.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share