Henrique Rocha sofre reviravolta em Roland-Garros e perde na estreia em Grand Slams

António Borga

PARIS — Henrique Rocha esteve a dois pontos de sorrir na estreia em torneios do Grand Slam como profissional, mas a reviravolta do moldavo Radu Albot ditou a eliminação do tenista português de 20 anos na primeira ronda do qualifying de Roland-Garros.

Dois anos depois de ter jogado o torneio júnior, o portuense deixou escapar uma preciosa vantagem de 5-2 no tie-break do segundo set e acabou derrotado com os parciais de 4-6, 7-6(5) e 6-3 num embate cujo rumo mudou com a interrupção de mais de uma hora devido a uma tempestade.

Rocha (203.º ATP) começou por lidar bem com as condições pesadas, pouco do seu agrado, e dois meses depois de ter passado por Albot (139.º) a caminho do primeiro título Challenger, em Múrcia, voltou a construir uma vantagem interessante. Durante sensivelmente uma hora, o português foi capaz de colmatar a pouca eficácia no serviço e dominou com a direita pesada que o distingue.

No entanto, a longa interrupção deu novo fôlego a Albot. O moldavo tinha acabado de recuperar o break de atraso quando recolheu aos balneários e de lá voltou renovado, com mais iniciativa e mais agressivo. A mudança não caiu bem a Rocha, que apesar de tudo agarrou o osso e chegou ao tie-break. Um pouco contra a maré, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis conseguiu um arranque perfeito e liderou por 5-2, mas um par de erros (inclusive uma dupla falta) custou-lhe um parcial — e um encontro — que pareceu ganho.

A forma como perdeu o “tira-teimas” pesou animicamente e quando finalmente a superou já Albot tinha um break de vantagem no último set. Ainda assim, Rocha manteve a pressão e dispôs de oportunidades suficientes para anular a diferença, com destaque para um 0-40 na resposta ao 2-3, mas por essa altura a eficácia já não era a mesma do “primeiro ato” e pesou a maior experiência do adversário, 14 anos mais velho.

Para Henrique Rocha, a estreia em torneios do Grand Slam foi curta e significou a segunda derrota portuguesa nesta edição de Roland-Garros, pois horas antes também Francisca Jorge caiu na primeira ronda do qualifying. Na terça-feira será a vez de Jaime Faria ir a jogo.

Última atualização às 23h48.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share