Francisco Cabral não precisou de perder tempo no regresso ao poderoso Challenger 175 de Bordéus e contou pelos dedos das mãos os minutos que despendeu para passar a estreia. Ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, com quem vai formar parceria em Roland-Garros, o número um nacional da variante beneficiou da desistência dos adversários para dar o primeiro passo na defesa dos pontos conquistados há um ano.
Numa partida sem muita história frente aos primeiros favoritos Lloyd Glasspool e Jean-Julien Rojer, a dupla latina segurou o seu primeiro jogo de serviço e, logo após a troca de campo, ampliou a margem com um primeiro — que viria a ser único — break. Logo após Cabral e Barrientos fazerem o 3-0, os oponentes abdicaram da continuação devido a problemas físicos e desistiram ao cabo de apenas 10 minutos.
O portuense de 27 anos risca da agenda o primeiro obstáculo no reatamento de um duo ainda invicto com o sul-americano (ao lado de quem conquistou o único título de 2023, em Roma) e aproxima-se das meias-finais que alcançou há um ano — e que lhe valeram 60 pontos. Para continuar a história nas margens do Garona (onde é o único português a competir esta semana), Francisco Cabral vai ter de regressar ainda esta tarde à ação numa jornada dupla que o opõe aos anfitriões Quentin Halys e Nicolas Mahut.