Jaime Faria apura-se pela primeira vez para uma final Challenger no Oeiras Open e entra no top 200

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRAS — Dois em um: Jaime Faria (233.º ATP) derrotou o argentino Román Burruchaga (149.º) por 6-4, 6-7(5) e 6-1 e apurou-se para a final do Oeiras Open 4, que será a primeira da carreira num torneio do ATP Challenger Tour. Com este resultado, o jovem português também garantiu a estreia no top 200 mundial, tornando-se no novo número dois nacional já na segunda-feira.

A viver mais uma semana dourada no Complexo de Ténis do Jamor, o tenista português de apenas 20 anos resistiu a uma nova batalha em três sets para somar a 34.ª vitória do ano — mais do que qualquer compatriota.

Com mais armas do que Burruchaga, o típico jogador de terra batida que o deixou ter a iniciativa na maioria das ocasiões, Faria esteve a dois pontos de resolver o embate em dois parciais. Tal como há um mês — quando ficou a dois pontos de derrotar outro argentino para chegar à final do Oeiras Open 125 — viu o set escapar-lhe no tie-break, mas desta vez não perdeu gás, lidou bem com o vento (que tanto tem atrapalhado a qualidade de jogo ao longo da semana) e reencontrou o ritmo no golpe de saída para construir o jogo do fundo do campo e causar cada vez mais dificuldades ao sul-americano.

Três dias depois de se ter tornado no 17.º homem português a garantir o apuramento para um torneio do Grand Slam, Jaime Faria também assegurou que será o 16.º a chegar ao top 200 do ranking ATP e o 15.º a jogar uma final de singulares no circuito Challenger.

Marcada para as 10h, a final do Oeiras Open 4 será discutida com Elias Ymer. O sueco já esteve às portas do top 100 (105.º em junho de 2018), mas atualmente ocupa o 200.º posto e esta sexta-feira voltou a inscrever o nome numa final deste circuito pela primeira vez em dois anos ao vencer o cazaque Denis Yevseyev (177.º) com os parciais de 7-5 e 6-2.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share