OEIRAS — A espera foi longa, mas esta sexta-feira Elias Ymer acabou, finalmente, com o jejum e apurou-se para uma final Challenger pela primeira vez em praticamente dois anos ao inscrever o nome na decisão do Oeiras Open 4.
Presença habitual em torneios no nosso país, o sueco (número 200 mundial) levou a melhor contra o cazaque Denis Yevseyev (177.º) com os parciais de 7-5 e 6-2 em 1h17.
Yevseyev recuperou de um break de atraso e serviu para a primeira partida a 5-4, mas Ymer reagiu a tempo, tomou controlo do ritmo e com três jogos consecutivos virou por completo o encontro. O cazaque perdeu a vontade, deixou de discutir o rumo do duelo e viu o adversário fugir com a vitória para chegar a uma final desta dimensão pela primeira vez desde junho de 2022.
A decisão de sábado será a 10.ª para Elias Ymer no ATP Challenger Tour, no qual já não ganha desde novembro de 2018. Com seis títulos em nove finais, o sueco terá como derradeiro adversário ou o Jaime Faria (233.º) ou o argentino Román Andres Burruchaga (149.º), sexto cabeça de série.