OEIRAS — Ainda antes de Jaime Faria (233.º) ter confirmado uma reviravolta monumental com um terceiro ato a roçar a perfeição no Court Central, Denis Yevseyev (177.º) foi quem se impôs num frente-a-frente entre dois jogadores do Cazaquistão. Num duelo a acontecer no palco secundário e longe dos holofotes centrados no português, o asiático dedicou duas horas para construir a vitória por 6-4, 2-6 e 6-3 sobre Beibit Zhukayev (174.º).
O primeiro parcial ficou pautado pela ineficácia em defender os jogos de serviço e, após uma troca de dois breaks para cada lado, Yevseyev foi mais longe com um terceiro break que o encaminhou para o comando. Zhukayev não baixou o ânimo e reservou para o segundo capítulo um nível superlativo que lhe permitiu restaurar a igualdade mas, chegando-se à fase mais crucial da partida, o menos cotado recuperou o ascendente para agarrar o terceiro triunfo da semana.
Denis Yevseyev, que há um ano havia nesta prova furado a fase de qualificação antes de perder para Nuno Borges na segunda ronda, quebra esse registo no Oeiras Open com a estreia nas meias-finais. Para alcançar a primeira final da temporada — e terceira da carreira a nível Challenger —, vai ter de estudar um antídoto para travar o sueco Elias Ymer (200.º).