Destinada a alcançar no próximo fim de semana a primeira final da carreira em terra batida romana, Aryna Sabalenka deixou pelo caminho mais um obstáculo e juntou-se na viagem com destino às meias-finais. A número dois mundial comandou por completo os acontecimentos de um duelo que se antevia aliciante com a letã Jelena Ostapenko (10.ª) e sem tempo a perder selou a vitória por 6-2 e 6-4.
A natural de Minsk até teve chances de ouro para virar o rumo a seu favor logo no primeiro jogo de serviço da adversária, mas foi apenas pouco mais tarde que quebrou não por uma, mas por duas ocasiões consecutivas. Na segunda metade, Ostapenko ofereceu maior resistência, mas continuou sem conseguir ter pontos de break a seu favor e Sabalenka voltou à carga com uma nova quebra de serviço que ao cabo de 73 minutos a conduziu para o triunfo mais sólido da semana.
Aryna Sabalenka segue os passos de Iga Swiatek e Coco Gauff rumo às meias-finais do WTA 1000 de Roma e fica mais próxima de conquistar o segundo título da temporada, depois do Australian Open. O próximo obstáculo da figura do leste da Europa virá do embate marcado para esta tarde entre a compatriota Victoria Azarenka (24.ª) e a norte-americana Danielle Collins (15.ª).