Iga Swiatek deu seguimento ao passeio na terra batida romana e foi a primeira a abrir caminho para as meias-finais no Foro Italico. A líder do ranking mundial feminino só precisou de 77 minutos para afastar a concorrência e ficar um passo mais próxima do título conquistado tanto em 2021, como no ano seguinte, depois de na edição transata ter sido barrada nos quartos de final.
O encontro amanheceu da melhor maneira para o lado da favorita, que se apresentou com uma quebra convertida logo a abrir o duelo com a norte-americana Madison Keys (16.º), e ainda ampliou a margem com dois outros breaks que compuseram o primeiro set. A segunda metade da partida foi mais tímida em oportunidades, mas Swiatek anulou as ameaças da adversária para fechar s contas em 6-1 e 6-3.
A natural de Varsóvia inscreve o nome nas meias-finais do WTA 1000 de Roma pela terceira ocasião nos últimos quatro anos e a décima vitória consecutiva — depois de celebrar em Madrid na semana passada — coloca-a à beira de disputar uma nova decisão em vésperas de Roland-Garros. Pela frente, vai duelar ou com a norte-americana Coco Gauff (3.ª), ou com a chinesa Zheng Qinwen (7.ª).