OEIRAS — Frederico Silva (408.º) fez esta segunda-feira o pleno nas etapas prévias do Oeiras Open 4 e agarrou uma das seis vagas de acesso ao quadro principal. Horas depois de assinar uma vitória clara por 6-4 e 6-3 frente ao francês Jules Marie (225.º), o caldense de 29 anos ficou a saber o que lhe espera pela frente: vai medir forças com o sul-africano Lloyd Harris (128.º), antigo membro do top 40 mundial e por duas vezes finalista vencido a nível ATP.
O jogador da Cidade do Cabo é uma das cabeças de cartaz a competir esta semana no Complexo de Ténis do Jamor, onde tem o peso de ser o quinto teórico favorito ao título no próximo sábado, e chega a Portugal na sequência de dois títulos conquistados de forma consecutiva no circuito secundário — em Gwangju e em Shenzhen. Antes de sofrer uma lesão no pulso em 2022, chegou a 31.º posicionado e disputou as finais em Adelaide e no Dubai.
Caso supere a terceira barreira da semana no confronto agendado para esta terça-feira, Frederico Silva vai ter a oportunidade de discutir a segunda eliminatória ou com o sueco Elias Ymer (200.º), ou com o norte-americano Ethan Quinn (245.º).
Há ainda três outros portugueses em prova no quadro principal, todos eles detentores de convite: Jaime Faria (233.º) abriu as honras e já seguiu caminho para o segundo patamar, enquanto Gastão Elias (379.º) e Henrique Rocha (206.º) vão fazer a estreia esta terça-feira diante de Joris de Loore (208.º) e Alex Michelsen (69.º), respetivamente.